domingo, 7 de julho de 2013

Entrevista - Lord Vinheteiro

Com certeza você já o viu. Já o ouviu. Seja no Youtube ou na televisão. Mas você o conhece? Sabe pelo menos o verdadeiro nome do Vinheteiro?

A habilidade junto ao piano impressiona. As releituras de temas clássicos de games e animes da década de 1990 são emocionantes para todos que até hoje não conseguem ver Shiryu se cegando para derrotar o cavaleiro de Medusa sem um sentimento de nostalgia. Mas não é só no piano que esse Lord faz música.

Influências, cultura nerd, internet, televisão. Conheça um pouco melhor o mundo através da bem humorada e, por vezes, irônica ótica de Fabricio di Paolo, o Lord Vinheteiro.


Missingno News: Pra começar, se apresente e fale um pouco da sua trajetória profissional para todos que podem não te conhecer.
Lorde Vinheteiro: Meu nome é Fabricio e sou conhecido por Lord Vinheteiro. Por não conseguir emprego de pianista, resolvi postar vídeos de piano no Youtube e fui crescendo até chegar a 1 milhão de visitas por mês, o que torna o meu canal o maior veículo de música instrumental do país.

MN: Quais instrumentos você toca e quando aprendeu?
LV: Piano, sanfona, contra-baixo, gaita, teclado, cravo, clavicordio, espineta, órgão de tubos, pandeiro e violino.  Piano e violino, aprendi com 8 anos. Hoje em dia não toco mais violino. O resto dos instrumentos aprendi sozinho.

MN: Quais são suas maiores influências musicais e quais gêneros você mais ouve?
LV: Pica-pau e Tom & Jerry foram as minhas influências. O que mais ouvi na vida foram músicas eruditas e marchas militares. Atualmente só ouço sertanejo e música eletrônica, que é minha principal área no momento. 

MN: Quando começou a fazer vídeos para internet e Youtube?
LV: Comecei em 2008, mas parei por 2 anos.

MN: Quando percebeu que essa rede social em especial poderia te ajudar profissionalmente?
LV: Percebi quando eu fazia 20 visitas em um vídeo (logo nos primeiros vídeos) e é muito raro ver um recital com mais de 4 pessoas assistindo (1 pai, 1 mãe, um irmão e 1 avó no máximo).

MN: Você acha que, além do seu talento, foi graças ao Youtube que o Pânico te convidou para fazer participações na televisão ou o contrário: o Pânico te ajudou a se popularizar no youtube?
LV: O Pânico não me ajudou em absolutamente nada a aumentar o número de visitas. Aliás, a TV não ajuda a aumentar o número de visitas na internet. É outro público.

MN: Vemos muitos youtubers hoje, os mais populares, vivendo exclusivamente do trabalho que fazem para o youtube. Já chegou ou almeja chegar neste patamar?
LV: Sim, porém, minha receita não vem do youtube, e sim de trabalhos externos. O youtube é uma vitrine para mim. 

MN: O que pensa das pessoas que acham que não é um trabalho de verdade produzir vídeos para o Youtube? Rola preconceito por ser uma profissão nova?
LV: Desde meus primeiros vídeos sofri o preconceito de "pra que você está fazendo isso se você não ganha nada"? Eu dizia: "porque eu quero aparecer". Hoje em dia sou o único músico da minha roda de amigos músicos trabalhando na área. Dica: ouça sempre o seu coração!

MN: E quanto aos xingamentos, de que forma recebe os comentários ofensivos? Acha que a internet, por possibilitar o anonimato, aumenta a “coragem” dos que ofendem e se torna uma “terra sem lei”?
LV: Eu acho que o meu canal é o que menos recebe comentários ofensivos. Se eu te disser que só vi 2 comentários até hoje falando que eu tocava mal, você acredita? Mas os meus próprios fãs me defendem. Por isso eu NUNCA APAGUEI UM COMENTÁRIO. 

MN: Você faz muita versão de músicas clássicas de anime e jogos. Qual a sua conexão com essa “cultura nerd”?
LV: O que eu mais vi foi o Pica-Pau, X-Men, Tom & Jerry e um pouco de He-Man e Thundercats e Ducktales. Porém, quanto a jogos, sempre fui muito viciado em jogos de computador, sendo obrigado até hoje a apagá-los pra não ficar procrastinando neles.

Pica-Pau, X-Men, Tom & Jerry, He-Man e Thundercats: um pouco do que o Vinheteiro assistia quando era um jovem Lord

MN: O que pensa do crescimento das redes sociais? Ela pode desempenhar ou já desempenha, na sua opinião, a função dos sites de noticiar e informar as pessoas?
LV: Sim, eu uso o Twitter como noticiário. Ele é mais rápido que qualquer site de notícias, pois meu Twitter fica ligado 24 horas por dia.

MN: E como enxerga a popularidade que a internet dá a alguns? Atualmente, muitos adolescentes idolatram youtubers e os veem como exemplos...
LV: A plebe nem sempre idolatra quem merece. Mas isso é em qualquer lugar do mundo.

12 comentários:

  1. A primeira vez que assisti Vinheteiro tocando piano, por ser ruivo, pensei que fosse algum pianista erudito, europeu, fazendo brincadeiras em casa.
    Assisti todos os vídeos dele e embora seja apenas um apaixonado pelas músicas de mais nível,e não ser um conhecedor profundo, posso dizer que ele ė um genio desperdiçado em um país incivilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, sem tirar nem por um milímetro do que você falou!

      Excluir
  2. O YouTube me sugeriu um vídeo dele essa manhã, e estou até agora assistindo os vídeos do cara... Sensacional...

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei viciada no Vinheteiro, muito bom! Um comunicador, faz qualquer um gostar de música!

    ResponderExcluir
  4. Um desperdicio!
    Um músico diferênciado infelizmente esquecido. Mais reconhecido fora do Pais

    ResponderExcluir
  5. O Vinheteiro se garante!!!
    Toco um pouco de teclado e gosto muito de assistir seus vídeos ,são inspiradores.

    ResponderExcluir
  6. Realmente só num país como o Brasil um cara com esse talento não se apresenta com shows pelo Brasil,sem precisar trabalhar em jovem pan e sem depender de YouTube pra divulgação,apesar de achar excelentes.talento nato,o cara não tem formação mas é um virtuoso.eu já me resignei em ser um pianista mediano,mas gosto de estudar e tocar o instrumento

    ResponderExcluir
  7. Realmente só num país como o Brasil um cara com esse talento não se apresenta com shows pelo Brasil,sem precisar trabalhar em jovem pan e sem depender de YouTube pra divulgação,apesar de achar excelentes.talento nato,o cara não tem formação mas é um virtuoso.eu já me resignei em ser um pianista mediano,mas gosto de estudar e tocar o instrumento

    ResponderExcluir
  8. O Vinheteiro é extraordinário. Uma mistura de gênio musical com nerd, toca com riqueza de detalhes. Sempre gostei de música, mas ele me fez gostar ainda mais. Até comprei um teclado pra me aventurar.

    ResponderExcluir
  9. O lord é o único, um mito, tem que entrar para a história!

    ResponderExcluir
  10. Todos os dias quando entro no You Tube,tenho de assistir Vinheteiro tocando clássicos com a desenvoltura de um Arthur Moreira Lima,sempre com trajes de época ou de short.
    Se eu fosse rico,convidaria ele para vir à minha casa,tocar as 100 músicas que ele apresentou,pedindo para que as que eu gosto,ele tocasse integralmente.Para isso,alugaria um piano.

    ResponderExcluir