terça-feira, 23 de julho de 2013

Top10 #001











Para comemorar o lançamento desta terça-feira do jogo The Smurfs 2, publicado pela Ubisoft, que precede a estreia do filme homônimo no próximo dia 31, resolvemos fazer uma lista de 10 jogos marcantes baseados em alguma série de filmes, desenhos/animes, quadrinhos/mangás ou filmes. É bom deixar claro que é uma lista feita por fãs de games como você, mas, provavelmente com um gosto diferente. Assim, qualquer discordância com a sua opinião é normal. Se não gostar deste Top10, faça o seu e deixe nos comentários.

Outra observação importante é que, nesta listagem específica, só constam títulos de franquias que foram adaptadas para vídeo games. Logo, Pokémon não está presente, pois fez o caminho inverso: nasceu como jogo eletrônico e migrou para a televisão; tal como Street Fighters, Mortal Kombat e tantos outros.










Apesar dos inúmeros jogos de luta com os personagens do anime e mangá que saíram para a atual geração de consoles, foi na passada, quando ainda era em 2D e a geração Shippuuden não havia chegado, que um dos melhores games do gênero para PlayStation 2 foi lançado. Naruto: Ultimate Ninja 3 foi lançado no ano de 2005 e não foi necessariamente um revolucionário, mas, definitivamente, um dos mais divertidos. De lá para cá, os jogos de Naruto ganharam uma nova dimensão, novos personagens e sistemas de luta, mas nenhum alcançou a diversão deste.









Certamente um dos animes mais nostálgicos para quem viveu sua juventude na década de 1990, Yu Yu Hakusho nunca virou grandes jogos. E Tokubetuhen, nome original, também não é uma obra-prima. Mas pela nostalgia de quem assistiu o desenho na Manchete e jogou este game em seu Super Nintendo (procure por fotos, você com certeza se lembrará!) Yu Yu Hakusho 3: Tokubetuhen é o 9º colocado desta lista.









Novamente uma série de jogos inspiradas em um anime que obteve seu ápice na geração de consoles passada. Dragon Ball Z: Budokai 3 tinha belíssimos gráficos Cel Shading, um sistema de luta simples e funcional e animações que lembravam o desenho, febre no Brasil, o que só acrescentou para a popularização do jogo. A partir de Budokai 3, o games baseados em Dragon Ball Z nunca mais foram tão legais.









Provavelmente nunca se criou tantos clássicos quanto na era 16 bits dos vídeo games. E um dos principais culpados por isso foi o Super Nintendo. É fácil lembrar de um game que fez sua infância mais feliz e Turtles in Time é, sem dúvida, para muitos, este jogo. Baseado na série animada, este arcade podia ser jogado com mais um amigo no SNES e consistia basicamente em bater nos inimigos que apareciam na tela. Pode parecer simples hoje, mas na época era diversão certa.









Baseado nos quadrinhos de mesmo nome, Turok: Dinosaur Hunter foi um FPS do Nintendo 64 e que também foi lançado para PC no distante ano de 1997. Na pele de Tal Set, um índio da raça Turok, o jogador desbrava cenários detalhados e enfrentava inimigos até então nunca vistos em jogos. Virou febre e até hoje é reverenciado como um dos melhores jogos do console.










Talvez você não acredite, mas Knights of the Old Republic saiu há dez anos! Um dos melhores jogos inspirados nos filmes de Start Wars, esse RPG marcou época. Em suma: é game de estratégia, é Star Wars e você podia ser um Jedi. Nada mais a declarar e que a Força esteja com você.









Difícil imaginar um MMORPG mais popular do que Ragnarok foi. Ou você jogava ou você conhecia alguém que o fazia. Este foi o primeiro grande jogo da indústria sul-coreana de games e o primeiro do gênero a ser traduzido para a língua portuguesa. O que pouca gente sabe é que o jogo foi inspirado no mangá homônimo, criado por Lee Myung-jin. Revolucionário e muito jogado, Ragnarok passou perto do pódio deste Top10.










Juntamente de toda a série Mario Kart e dos games de esporte, Goldeneye 007 é um dos jogos que os gamers mais se reuniram para desbravar o modo multiplayer. Até hoje, 16 anos depois de seu lançamento, quando o assunto é jogos clássicos, alguém cita este game. Foi difícil tirar a medalha de ouro dele, mas com muita honra e em homenagem a todos que se divertiram jogando nessa obra baseada no filme, Goldeneye 007 fica com nosso terceiro lugar.









Medalha de prata para o mais recente jogo desta lista. Lançada em 2012, a série de games em formato de episódios da Telltale, inspirada em The Walking Dead, foi uma sensação e levou inúmeros prêmios. Apesar de o formato pelo qual foi lançado não ter sido inovador, o fato de um jogo sem os gráficos ultrarrealistas ter se tornado febre mostra o quanto os gamers ainda se preocupam mais com a diversão do que com o visual. Um marco histórico na indústria!









Vocês que jogaram PS2, Xbox ou GameCube vão concordar quando dizemos que era difícil, senão impossível, achar um bom jogo de heróis naquela geração de consoles. Pois Batman chegou na  geração seguinte para acabar com esse estigma. Após o bom Arkham Asylum, o Morcegão atingiu o ápice com Arkham City. Esse é o melhor jogo baseado em um herói de quadrinhos já lançado na história até hoje. E por isso recebe aqui nossa primeira posição.

0 comentários:

Postar um comentário